Notícias

O que acontece na Contap?

01 de agosto de 2016

Condomínios residenciais de Salvador podem ter desconto na luz

Condomínios residenciais de Salvador podem ter desconto na conta de energia

Os condomínios residenciais de Salvador agora podem transformar materiais recicláveis, que iriam para o lixo, em desconto na conta de energia. É o Vale Luz Condomínio, projeto que acaba de ser lançado pela Coelba, empresa do Grupo Neoenergia. Além de reduzir o valor da fatura de energia, o projeto estimula o uso racional dos recursos naturais e minimiza os impactos negativos causados pelos resíduos no meio ambiente. Os representantes dos condomínios interessados em participar deverão entrar em contato através do telefone (71) 3555-3370 ou do e-mail eficiencia@neoenergia.com. É desejável que o condomínio já possua a prática da coleta seletiva implantada e o mesmo não poderá possuir parceria ou convênio com cooperativa de catadores de materiais recicláveis.

Para participar do projeto, os condomínios precisam separar e armazenar os materiais recicláveis limpos e secos. São aceitos no projeto metal (latas de alumínio e ferro), papel (papel branco, revista, jornal, panfleto), papelão e plásticos (garrafas pet, embalagens de detergente e produtos de higiene, água sanitária). Alguns cuidados devem ser tomados no momento da coleta. Papéis e plásticos, por exemplo, não podem estar sujos ou molhados. No caso das latas de alumínio, devem estar sem areia, pedra ou materiais que comprometam a pesagem.

Periodicamente, o caminhão do projeto passará pelos condomínios participantes para recolhimento e pesagem do material. O valor referente à pesagem é destinado diretamente para a conta de energia do condomínio, em forma de desconto. O projeto também estimula a reciclagem e a geração de trabalho e renda para os catadores das cooperativas envolvidas já que todo o material recolhido é encaminhado à Camapet – Cooperativa de coleta seletiva com sede em Massaranduba e a COOPMARC – Cooperativa de coleta seletiva com sede na cidade de Camaçari.

A iniciativa, que integra o Programa de Eficiência Energética da Coelba, regulado pela ANEEL, visa estimular a cidadania e o respeito ao meio ambiente e está ancorada na política de sustentabilidade do Grupo Neoenergia, que adota o modelo de gestão socialmente responsável em todas as suas atividades, visando à criação de valor ao negócio e a contribuição para uma sociedade sustentável.

A Coelba iniciou as atividades do Vale Luz em 2008, atendendo a comunidades de baixa renda da capital. Em 2012, o projeto passou a atender, também, a empresas que destinam o desconto na conta de energia a instituições beneficentes. A partir de 2016, o projeto foi expandido, permitindo a participação de todos os consumidores residenciais de Salvador, Imbassaí e Praia do Forte. Desde que foi criado até junho deste ano, foram recicladas 962 toneladas de resíduos sólidos e concedidos R$ 196 mil em descontos nas contas de energia.

Fonte: Portal http://www.tribunadabahia.com.br